Durante o II Seminário de Inovação e Competitividade no Turismo, que aconteceu na noite da última sexta-feira, 11, no auditório do SENAC, o secretário de Cultura e Turismo, Humberto Nascimento (Beto Axé Moi), apresentou para o trade e a comunidade local o resultado das ações do Direcionamento Estratégico para o ano de 2015. O evento também contou com o lançamento do aplicativo do Turismo de Porto Seguro para dispositivos móveis, além da palestra “O que podemos aprender com o modelo Disney? ”, ministrada por Erik Penna, um dos maiores especialistas em vendas do Brasil.
Beto destacou, dentre as 16 ações que compõem o Direcionamento Estratégico, a profissionalização da gestão pública do turismo, o diálogo com as lideranças do setor, a valorização e qualificação da equipe SECTUR e o trabalho de assessoria de imprensa realizado para a veiculação de matérias sobre o destino nos principais veículos da imprensa nacional. O secretário pontuou também o empenho e dedicação realizado na melhoria da malha aérea do destino, que resultou na assinatura, por parte do governador, do decreto do ICMS do querosene da aviação.
Enivaldo Piloto, gerente do SEBRAE, frisou a importância da parceria com a Prefeitura de Porto Seguro. “A parceria do SEBRAE com o município é fantástica. Quando a gente chega em uma cidade onde a entidade pública sabe muito o que quer, facilita demais o nosso trabalho. O Direcionamento Estratégico posiciona claramente qual o rumo que a secretaria quer trilhar para desenvolver economicamente o município”, afirmou.
Para o empresário do Turismo, Carlos Eduardo Régis Bittencourt, o Calé, mesmo com a crise política e econômica vivida no país, o trabalho da SECTUR em 2015 foi fundamental para o sucesso alcançado. “Estamos vivendo em Porto Seguro um grande momento, com a parceria entre a SECTUR e o empresariado local. Tenho sentido essa inovação, é um momento muito importante. Temos sentido a vontade da construção dessa parceria e isso é fundamental”. Entretanto, Calé disse que ainda há muito trabalho pela frente. “É uma vitória chegar até onde chegamos. Ver todo esse trabalho de mídia que a gente sabe que é importantíssimo, aí que começa tudo, mas não existe jogo ganho antes dos 45 minutos finais. Temos muito trabalho pela frente”.
“Eu e a prefeita temos o sentimento de dever cumprido este ano. Nossa vontade e obsessão é conseguir o envolvimento pessoal e direto das lideranças do setor para que possamos apontar na direção certa, na busca de soluções para os problemas. Se cada um de nós, poder público e privado, nos unirmos seremos, com toda a certeza, o melhor e mais desejado destino de turismo do Brasil”, concluiu Beto Axé Moi.
Secretaria de Cultura e Turismo
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro