As atividades desenvolvidas durante as formações terão como base os resultados da Avaliação Diagnóstica realizada na Rede Estadual de Ensino pela Coordenação de Avaliação (Ceave/Supex), ocorrida entre os meses de abril e maio de 2021, utilizando a Plataforma do Projeto Aprova Brasil/Editora Soluções Moderna.
“Avaliação Diagnóstica foi realizada com o objetivo de acompanhar o grau de domínio das habilidades consideradas essenciais com relação ao ano escolar anterior, e mais centrais do ano vigente. Esse acompanhamento oportuniza a verificação de possíveis lacunas de aprendizagem, observando os conteúdos já trabalhados e, ao mesmo tempo, a identificação de potenciais facilidades em assuntos que serão vistos ao longo do ano. Tudo isso possibilita um planejamento mais assertivo do ano em curso, a partir da observação do próprio desenvolvimento dos estudantes e da rede”, explicou a professora Kelly Valença, chefe do Serviço de Ensino Fundamental (SEF).
Para garantir a qualidade da formação e a integração das ações, o momento formativo será ministrado por instituições parceiras da Seduc, como o Instituto Paramitas, que apresentará o Guia de Integração dos Programas feito em parceria com o Serviço de Ensino Fundamental, em consonância com os programas e ações desenvolvidos pela Seduc, apresentando possibilidades de organização dos planos de aulas semanais dos professores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e as estratégias pedagógicas para a melhoria dos descritores em que os alunos demonstraram maior dificuldade nos resultados da Avaliação Diagnóstica.
Haverá também a participação da Editora Soluções Moderna, que terá como foco trabalhar os resultados dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, apresentando exercícios de aprendizagem a serem realizados pelos alunos e possibilidades de atividades para sedimentar a aprendizagem.
Formação
A formação terá como objetivo promover o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem, tendo como referência as habilidades em Língua Portuguesa e Matemática em que os alunos apresentaram menor desempenho. Segundo a professora Kelly Valença, “os resultados da Avaliação Diagnóstica 2021 servem de subsídios para que as unidades de ensino, junto aos professores, repensem a prática pedagógica e implementem ações e metodologias para superação das dificuldades dos estudantes. Para a concretização dessa ação formativa é preciso aprimoramento e formação contínua, atingindo assim o segmento docente, os coordenadores de ensino e os gestores das escolas”.
A formação contará com especialistas em Língua Portuguesa e Matemática que apresentarão análises e discussões reflexivas dos resultados apresentados pelos alunos, abordando estratégias de ensino que auxiliarão o professor a realizar um planejamento mais efetivo, baseado na observação do desenvolvimento dos estudantes e da rede de ensino.
Para a diretora do Departamento de Educação (DED), professora Ana Lúcia Lima, “as avaliações diagnósticas, assim como as demais avaliações de Rede, possibilitam a verificação do desempenho dos estudantes no que se refere às habilidades em desenvolvimento e as que precisam de ações pedagógicas efetivas da escola para superação das dificuldades, além de promoverem a integração da comunidade escolar para a missão de assegurar a aprendizagem de todos os estudantes”.
A chefe de Serviço de Ensino Fundamental, professora Kelly Valença, ressalta a importância da Semana de Oficina Pedagógica. “É relevante quando oferece uma devolutiva à escola da Avaliação Diagnóstica 2021, assim a unidade de ensino reconhece como está o conhecimento dos estudantes e pode intervir para melhorar esses níveis de aprendizagem”, declarou.
Para a coordenadora pedagógica do Projeto Aprova Brasil, professora Tânia Carvalho, “as ações de devolutiva da Avaliação Diagnóstica possibilitam um planejamento mais efetivo por parte das escolas e dos professores, por disponibilizar os resultados referentes às habilidades com menor desempenho, e com base nesses resultados, a escola passa a ter mais subsídios para planejar e intensificar atividades de reforço e intensificação da aprendizagem referentes às habilidades em que os estudantes apresentam mais dificuldades.
Link para o primeiro dia: (Língua Portuguesa): https://bit.ly/3zed6y8
Link para o primeiro dia: (Matemática): https://bit.ly/2XvfmEz
Link para o segundo dia: https://bit.ly/3nw0dgS
Link para o terceiro dia: https://bit.ly/3Ch8Ek8
Fonte:https://imprensa24h.com.br/