Os dez municípios que integram a Regional de Saúde Pireneus terão as unidades básicas de saúde reorganizadas para um atendimento mais humanizado e ampliar o acesso da população aos serviços. Nesta terça-feira, dia 23, foi lançado no auditório do Centro Administrativo de Anápolis o Processo de Tutoria da Atenção Primária à Saúde na Região Pirineus.
A tutoria constitui a fase prática do Projeto Mais Saúde para Goiás, realizado pela SES-GO em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e com as secretarias municipais de Saúde. Lançado no final de 2015, o projeto visa o fortalecimento gradual e contínuo da atenção primária à saúde por meio da capacitação dos profissionais sobre diversos temas e da multiplicação de conhecimentos.
Para a realização da tutoria, cada município elege uma unidade piloto. Neste local, a equipe de profissionais, com a assessoria do Conass, da Regional de Saúde e da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Spais), faz o mapeamento da população que utiliza a unidade e reorganiza todo o processo de trabalho. A superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Evanilde Fernandes, informa que esta fase do Mais Saúde para Goiás é realizada em aproximadamente seis meses. Depois, o mesmo processo é replicado e efetivado nas demais unidades de saúde do município.
Em nível nacional, o Mais Saúde para Goiás é denominado Planificação da Atenção Primária à Saúde. A assessora do Conass, Ângela Leite, informa que além de Goiás, o projeto é desenvolvido em São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rondônia, Piauí e Espírito Santo e no Distrito Federal.
Ações da Tutoria
A Regional de Saúde Pirineus é a segunda do Estado a receber a tutoria. Esta etapa do projeto está sendo desenvolvida com êxito nos municípios que integram a Regional Entorno Sul, com sede em Luziânia.
Nas unidades de saúde da Regional Entorno Sul, a efetivação da tutoria possibilitou a execução de iniciativas simples, ampliando a humanização do atendimento. Entre as atividades destacam-se o remapeamento da área por meio de visitas de casa em casa; a realização de novos cadastros da região abrangente da unidade; atendimento com hora marcada; implantação do prontuário familiar; classificação de prontuário; classificação de risco das famílias; estruturação do grupo de pacientes com diabetes e do grupo pré-natal de primeira vez.
Na Regional Pirineus, a tutoria na atenção primária será desenvolvida em sintonia com a média e alta complexidade. A coordenadora da Política Nacional de Humanização da Spais, Salete Paulino, antecipa que a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis foi selecionada e será preparada para acolher as demandas das áreas de maternidade e pediatria da atenção básica da região. Ela diz que um levantamento prévio, realizado pelos profissionais de saúde, constatou que há uma quantidade significativa de mães adolescentes e de bebês prematuros.
A Regional de Saúde Pireneus é composta pelos municípios de Abadiânia, Alexânia, Anápolis, Campo Limpo, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Gameleira de Goiás, Goianápolis, Pirenópolis e Teresópolis de Goiás.
Fonte: http://www.goiasagora.go.gov