A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, recebeu na manhã do dia 10, produtores rurais, representantes de entidades socioassistenciais, vereadores, secretários municipais e líderes religiosos para a cerimônia de encerramento do ciclo 2015, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Agricultura e Pesca e a do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o governo federal.
A gestora, junto aos secretários Aliomar Bittencourt e Lívia Bittencourt, frisou durante a entrega de certificados de reconhecimento público aos produtores rurais, que sempre foi parte de seu plano de governo o zelo pela agricultura, pois leva em conta o potencial da região, bem como o fato do município ser o maior consumidor de frutas, verduras, legumes pelos moradores e em restaurantes e hotéis, não justificando fornecedores de fora. “Sendo assim, o PAA veio de encontro à necessidade em fortalecer a economia da agricultora familiar e os produtores souberam aproveitar a oportunidade para incrementar o negócio”, disse.
Crescimento econômico
Entre os beneficiados deste ciclo desenvolvido no município estão aqueles que vivem da agricultura familiar. São mais de 155 famílias do campo que comercializaram seus produtos, com incentivo à melhoria da qualidade e aumento da produção. “Foi uma injeção de ânimo pra nós e agora as associações rurais estão mais fortes e todos saíram satisfeitos”, diz o lavrador, Ronilson Rodrigues, da Associação dos Produtores Rurais Unidos Venceremos, de Vera Cruz. Ele conta que há pouco mais de três meses fornecendo hortifrutigranjeiros ao programa, cada uma das 65 famílias de agricultores da associação receberam R$ 6.500,00, que foram investidos em sementes, insumos, adubos, irrigação, bombas hidráulicas, tornando-os mais competitivos.
Quem concorda é o agricultor, Neilton dos Anjos. “Além disso, eu iniciei um negócio de peixes, com a compra de dois mil alevinos e ainda deu para fazer o enxoval do bebê que nascerá no próximo mês”, conta, acrescentando que estão prontos para produzir produtos de qualidade para o programa em 2016, bem como para hotéis, restaurantes e feiras municipais.
Waldemir Oliveira, presidente da Associação Unida Roça do Povo, com 126 associados, explica que os agricultores puderam ter um pouco mais de tranquilidade para fazer os investimentos necessários para a manutenção do negócio, além de dar um pouco mais de conforto às suas famílias. “Os presentes de Natal já estão programados”, sorri, enaltecendo o empenho da prefeita na conquista deste programa para Porto Seguro.
Beneficiados
Em Porto Seguro, 155 entidades socioassistenciais intensificaram seus trabalhos com o recebimento dos produtos. Dentre elas, estão a distribuição de cestas, sopas e café, além de refeições oferecidas à comunidade carente e em projetos sociais com crianças e adolescentes.
A Associação Unidos em Defesa da Vida (CLIPS) reforçou a alimentação oferecida pelo projeto A Nossa Casa que atende a quase cem pessoas, no Vila Vitória. Na igreja Assembleia de Deus – Ministério Emanoel, o pastor Nailton Souza diz que através da aquisição destes alimentos puderam abençoar muitas famílias carentes, matando a fome de muita gente.
Fonte: Secretaria do trabalho e Desenvolvimento Social