Pequenos agricultores de diversas comunidades rurais do município de Porto Seguro foram beneficiados, neste mês de março, com a distribuição pela Prefeitura de Porto Seguro, de mais 70 mil alevinos da espécie tambacu. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente e Bahiapesca.
De acordo com o secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt, o objetivo principal do projeto atende as diretrizes da prefeita Cláudia Oliveira de estimular a implantação e o crescimento da piscicultura no município, como mais uma forma de aumentar a geração de emprego e renda para a população.
“Em 2015, a Prefeitura distribuiu alevinos de tilápias para a comunidade de Santa Maria. Este ano, na Semana Santa, diversas famílias já conseguiram vender o peixe. E isso traz muitos benefícios para os pequenos agricultores, sem atrapalhar o desenvolvimento de outras atividades no campo. É uma bela poupança extra”, diz o presidente da Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos (APRUNV), Ronilson Rodrigues da Silva.
O produtor está animado também com os planos do secretário Bittencourt, que está trabalhando para incluir o peixe produzido pelas comunidades da agricultura familiar, no cardápio da merenda das escolas do município. Desta vez, foram beneficiadas as comunidades rurais de Santa Maria, Chico Mendes, Roça do Povo, Projeto Vale Verde, Projeto Imbiruçu de Dentro e Santa Rita.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro