O município de Guaratinga, assim como toda a região, vem sofrendo com o longo período de estiagem, que diminuiu consideravelmente o leito do Rio dos Frades, que abastece a cidade. Para que a população não sofra com a escassez de água, a prefeitura municipal ofereceu ajuda a Embasa, contratando mão de obra e disponibilizando maquinário para abrir passagem para que a água do leito do Rio dos Frades, que possui uma grande extensão, possa chegar ao reservatório de captação.
Segundo o Secretário de Infraestrutura, Marisvaldo Borges, as ações da prefeitura durante o período de Estiagem se estendem por todo município, um exemplo disso, são os poços construídos na zona rural, para que a produção agropecuária não sofra mais prejuízos, “ao todo construímos 30 poços, em caráter de emergência, para que os pequenos produtores rurais possam dar água ao gado e minimizar as consequências da falta de chuva” declarou o secretário.
O prefeito Kenoel Viana salientou a preocupação da Gestão Municipal com a administração, a distribuição e a conservação dos recursos hídricos do município, “sabemos que Guaratinga possui uma riqueza hídrica imensa, quando comparada com toda a região, mas precisamos saber administra-la, conservando-a e consumindo com responsabilidade. É importante salientar que a distribuição da água cabe a Embasa, mas diante deste momento prolongado de estiagem, sentimos que devíamos contribuir para que a população não sofresse de imediato as conseqüências” explicou o prefeito.
Por: Ascom/Guaratinga