A comitiva da Prefeitura de Porto Seguro esteve no período de 19 de abril a 8 de maio, em Portugal, em virtude dos comemorações da Semana do Brasil, realizada anualmente naquele país.
A visita trouxe importantes conquistas para o município nas áreas da cultura e do turismo. O chefe de Gabinete, Josemar Siquara, representante da prefeita Cláudia Oliveira na delegação, conta que além da recepção calorosa, o interesse dos governantes por manutenção dos laços com Porto Seguro foi fortalecida.
Foram assinados cinco protocolos de intenção em Belmonte cidade natal de Pero Vaz de Caminha, entre eles, firmados os seguintes compromissos por parte dos portugueses: presentear o município com a réplica da imagem de Nossa Senhora da Esperança, que veio na embarcação do descobrimento e foi usada na celebração da primeira missa no Brasil; o município também receberá uma réplica autenticada da carta de Pero Vaz de Caminha. Além disso, será construída uma réplica do Museu do Descobrimento do Brasil; a Casa de Belmonte de Portugal, a fim de contar a história de Pedro Álvares Cabral e cultura portuguesa; bem como edificação do Museu do Índio, sendo um em Porto Seguro e o outro em Belmonte.
Também foi realizado o primeiro encontro com a Prefeitura de Olivença, na Espanha – local onde se encontram os restos mortais de Frei Henrique de Coimbra. Os acordos foram nas áreas de cultura, história e língua portuguesa, com o intento de usar a cultura brasileira para ensinar o idioma português nas escolas.
Gabinete da Prefeita
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro