Desde 20 de abril, uma comitiva da Prefeitura de Porto Seguro está representando o município em um intercâmbio cultural entre o Brasil e Portugal, em especial entre as cidades de Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral, e Porto Seguro onde aportou a esquadra, encontrando o Brasil.
Participam desta iniciativa os servidores municipais: assessor de Gabinete, Laércio Gomes; diretor CEMPEC, Carleone Filho; chefe de Gabinete, Josemar Siquara; a artista plástica, Rosanette; e o indígena Pataxó, Raoni.
A delegação foi recebida de forma calorosa pelo prefeito, Antônio Pinto Dias Rocha e moradores da cidade, para as comemorações da Semana do Brasil em Belmonte – Portugal. No dia 25, Portugal comemorou a sua revolução e no dia 26, feriado nacional, com realização da réplica da primeira missa celebrada no Brasil.
A agenda de compromissos é extensa, composta por visitas a Belmonte e seus monumentos, inauguração de exposição sobre os índios brasileiros, sessão solene, inauguração da exposição do original da carta de Pero Vaz de Caminha, missa e procissão. Também se dedicam às visitas aos municípios de Manteigas, Coimbra, Covilhã, Lisboa e Olivença, na Espanha.
Um dos pontos altos destes compromissos foi a inauguração do Museu Indígena com exposição de centenas de peças do artesanato indígena de Camacan, dos Botocudos e dos Pataxós levados de Porto Seguro, que contam a história dos índios no Brasil.
“A comunidade pode aguardar grandes acordos nas esferas culturais e turísticas, fruto da dedicação na elaboração e apresentação de projetos locais e do potencial de Porto Seguro enfatizadas em reuniões com várias entidades governamentais e filantrópicas”, frisa o chefe de Gabinete, Josemar Siquara, sobre as recomendações da prefeita, Cláudia Oliveira. “Iremos assinar acordos com a Prefeitura de Belmonte e com o Instituto Pedro Alvares Cabral (INPAC), na área de cultura e esportes”, adiantou.
Gabinete da Prefeita
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro