O novo ouvidor do Ministério da Cultura (MinC), Carlos Alberto Batista da Silva Júnior, pretende aproximar ainda mais a instituição, localizada em Brasília, de suas Representações Regionais, entidades vinculadas e do público em geral.
Empossado em 15 de dezembro, o advogado pernambucano, com especialização em Direito Penal e Processual Penal, avalia que ainda há confusão em torno do conceito de Ouvidoria, tanto dentro quanto fora do MinC, o que prejudica o órgão a atuar com sua total potencialidade.
Na avaliação de Carlos Alberto, um maior entendimento sobre o que é Ouvidoria e suas atribuições ampliará, sem dúvida, o envio de demandas ao setor e dará ainda mais transparência à gestão pública.
“É questão da cultura mesmo. Muita gente confunde Ouvidoria com Auditoria, com Controle Interno ou até mesmo com poder de polícia”, apontou. “O ministro me deu a missão: a bandeira da transparência. O grande desafio é chegar à sociedade, ao cidadão lá na ponta, para que ele possa integrar-se à Ouvidoria e recorrer a ela sempre que necessário”, emendou.
A Ouvidoria do Ministério da Cultura atende pessoalmente ao público em sua sede, na capital federal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Há ainda o atendimento pelo telefone, no número (61) 2024-2317 ou por e-mail no sic@cultura.gov.br. Quem quiser se manifestar por meio do site do MinC, basta clicar no link “Ouvidoria“, no topo da página. No local, o usuário é convidado a se cadastrar no sistema e deixar sua manifestação, que pode ser um elogio, uma sugestão, uma dúvida ou uma denúncia. Nesse canal, é possível acompanhar on-line suas demandas.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/