Após a autorização pelo Governo do Estado da Bahia à Ordem dos Capelães do Brasil (OCB) a desenvolver o projeto Capelânia Escolar, Segurança e Saúde, assinada em 2016, pelo governador Rui Costa, o órgão iniciou série de ações no estado voltada à implantação nas escolas, secretarias estaduais de Trabalho e Desenvolvimento Social e de Saúde e em presídios.
O Sul da Bahia foi contemplado com trabalho dos capelães sindicalizados pela Ordem, regulamentados pela Lei 10302012, com iniciativas voltadas ao acompanhamento, orientação sobre direitos e acesso a benefícios sociais em programas estaduais e federais, amparo e conforto, em escolas municipais e estaduais, pacientes de hospitais e profissionais da saúde, visitas a famílias em vulnerabilidade social e pessoas em ressocialização. Já são cinco mil capelães no Extremo Sul desenvolvendo o ministério eclesiástico, de forma voluntária e profissional.
Abrangência
Em Porto Seguro, há oito anos a ação da superintendente da OCB local realiza atendimentos na Escola Municipal Cristina Batista, Hospital Luís Eduardo Magalhães e no Centro Pop. Em Eunápolis, o presídio também recebe assistência capelã, com visita semanal e atendimentos individualizados.
Em Santa Cruz Cabrália, o prefeito em exercício, Carlos de Jesus Vieira, assinou autorização para 100 capelães atuarem nas escolas municipais e na Secretaria Municipal de Ação Social.
Avanços Porto Seguro
Em uma audiência entre a OCB e o Prefeito de Porto Seguro, Beto Nascimento, um convênio de parceria técnica voluntária para atendimento nas escolas e na área social foi tratado com o gestor, com o objetivo de propiciar mais espaços e ações da capelania no município, nas esferas escolares e sociais.
“Nossa missão é estabelecer ajuda humanitária, através de um trabalho sistematizado, dentro da lei, que reúne aspectos técnicos e emocionais, junto à comunidade, a fim de enfrentar os diversos problemas sociais e promover inclusão, dignidade e amor ao próximo”, explica a presidente da OCB, capelã Elisabeth Ferraz, que também fez referência à ao Dia do Capelão, comemorado em 16 de fevereiro, na Câmara Municipal de Porto Seguro, com entrega do Título de Reconhecimento Social a autoridades e profissionais ligados área social.
Ascom – Prefeitura Municipal de Porto Seguro