Quando estamos com dor de cabeça ou alguma notícia impactante altera nosso nervosismo, é, geralmente, nos oferecido, um copo de água com açúcar para acalmar tamanha situação de tensão. Nunca existiu quaisquer comprovação científica de que, tal método, alterasse biologicamente algo em nosso corpo para mitigar tamanha emoção. Em contrapartida, esse senso comum segue com fiéis defensores de seus resultados.
O que talvez bem explique tamanha sensação de melhora, é o efeito de Placebo. Placebo nada mais é que qualquer ação ou substância ingerida que teoricamente não altera nenhuma forma no organismo, nem altera ele, mas que por efeitos psicológicos, altera o estado e efeito de melhoria positiva nos sintomas da pessoa em questão. Fora as associações comuns do dia a dia, é também existente no ramo da medicina, tais como injeções de soro fisiológico e comprimidos de açúcar – como comprimido anticoncepcional.
O que faz tal tratamento funcionar?
Pela sua base psicológica, o Placebo, se baseia na confiança do tratamento e que ele possa sim, trazer melhorias ao paciente. A confiança que o paciente deposita em tal método somado à sua vontade de melhorar acarreta diretamente no efeito. A crença de todos ao redor, apoio e do médico em questão tratando-o também auxilia. Quanto maior a confiança depositada, maior empatia e vontade, mais chances de sucesso.
Ademais, mente aberta, otimismo, preço do tratamento, cores das pílulas, contribuem para uma melhor e mais sadia alternativa de tratamento.
Fonte: Uol