Pela primeira vez foi comemorado o dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha em Guaratinga. E para isso, a Prefeitura realizou uma passeata com centenas de mulheres na manhã desta segunda-feira (25) pelas ruas da cidade.
A concentração aconteceu na Praça da Matriz, com um momento de ginástica, depois saíram em caminhada pelas ruas do centro comercial. Diversas mulheres e servidores públicos usaram placas com figuras de mulheres negras, para chamar a atenção das pessoas para a importância em combater a opressão de gênero, exploração e o preconceito.
A data marca o início da luta das mulheres negras de todo o Caribe e América Latina quando se reuniram, há 30 anos, na República Dominicana para discutir suas agendas, pautas, trocar informações sobre suas próprias vivências e pensar em ações de combate ao racismo e machismo que atravessam suas vidas.
No Brasil, o dia é reconhecido pela Lei nº12.987, que institui o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das mulheres que é símbolo de resistência e liderança na luta contra a escravização.
Organizado pelos Departamentos de políticas para as mulheres e o Departamento de políticas para promoção de igualdade racial, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento contou com um delicioso café da manhã para os presentes no salão da Primeira Igreja Batista.
Estiveram no evento a prefeita Marlene Dantas, a secretária de Governo Patrícia Dantas, o secretário de Desenvolvimento Social Val Menezes, o vereador Luiz Eduardo representando o poder legislativo, servidores municipais e diversas mulheres da comunidade.
A prefeitura também lançou um vídeo e um flayer nas redes sociais que fala sobre o dia de luta e resistência da mulher negra, trazendo a imagem de diversas moradoras de Guaratinga.
—
Fonte/foto: Prefeitura Municipal de Guaratinga