O professor, físico nuclear, escritor e ex-ministro da Educação Ubirajara Pereira de Brito faleceu na madrugada desta quarta-feira (20), aos 88 anos, no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia.
Natural de Tremedal (BA) e morador de Vitória da Conquista, Ubirajara Brito mantinha forte ligação com o Extremo Sul da Bahia. Em Itabela, onde tinha familiares – sua mãe, Dona Nora, já falecida, e os irmãos – Idalício, René e Evaristo Viana -, foi um dos fundadores da Rádio Pataxós FM, em 1993. Também costumava passar as férias na fazenda da família, a Graciosa.
Em Eunápolis, foi secretário municipal da Educação no governo de Gediel Sepúlvida (gestão de 2001 a 2004).
Como ministro interino da Educação no governo Sarney, conseguiu os recursos necessários para implantar em Eunápolis o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
EXTENSO CURRÍCULO – Ubirajara Brito tem um extenso currículo. Físico nuclear e engenheiro civil formado pela UFBA, escritor e ex-professor de importantes instituições fora do Brasil, como a Universidade de Sorbonne, na França, a Universidade Estadual de Moscou e a São Petersburgo State University, na Rússia.
Também foi membro do Comitê de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e fez parte do grupo de cientistas que analisaram amostras de rochas lunares, coletadas pela missão Apolo.
Foi assessor de Tancredo Neves quando governador de Minas Gerais, secretário de Acompanhamento do Ministério da Educação, ministro interino da pasta em 1988, no governo de José Sarney, e secretário de Acompanhamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 1992 e 1999, nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
O velório do professor ocorre no plenário da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Depois, o corpo segue para Salvador onde será cremado. A causa da morte não foi divulgada.
—
Fonte/foto: Radar64