A iluminação especial para o Natal na capital baiana foi inaugurada ontem (3), pelo prefeito ACM Neto, durante cerimônia realizada na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. Fruto de um investimento de R$ 3,5 milhões, aproximadamente 2,3 mil lâmpadas em LED em várias cores e formatos foram espalhadas por diversos bairros da cidade para. Após inaugurar a iluminação natalina, o gestor municipal lançou a campanha “Natal sem Fome 2015”. Também foi inaugurado, na noite de ontem, o presépio gigante instalado na Praça da Sé.
A cerimônia de acionamento da iluminação especial teve início com a apresentação dos corais da Escola do Sesc Nazaré Zilda Arns e da Escola Municipal de Periperi. Em seguida, o padre Luís Simões, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, abençoou os que estavam presentes. “Que as luzes acendidas hoje nessa cidade sejam o incentivo para iluminar os corações, o nosso povo, o nosso país, para que novas luzes venham trazer esperança renovada, e, assim, possamos caminhar para o bem”, disse.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), sob o comando de Rosemma Maluf, foi responsável por todo o projeto que banhou a cidade de luz. No acionamento das lâmpadas, a secretária comentou o trabalho desenvolvido. “Desde o primeiro dia que a nossa secretaria começou a pensar no Natal, pensamos em tocar o coração das pessoas. A decoração é o marco do Natal na cidade, tendo o Campo Grande como seu centro maior”, destacou.
Acompanhados das filhas Lívia e Marcela, ACM Neto destacou a ampliação que aconteceu na iluminação natalina deste que assumiu a prefeitura, avaliando que obteve êxito ao beneficiar bairros que nunca tinham recebido a decoração durante este período, a exemplo da Avenida Suburbana e Cidade baixa.
“Esse será o Natal mais iluminado e mais bonito de toda a história da Cidade do Salvador. Além de todo esse trabalho da iluminação, nós estamos em parceria com o CDL [Câmara de Diretores Lojistas], iniciando o mês de dezembro com uma programação extensa, com promoções principalmente voltadas para o comércio de rua; com apresentações musicais, teatrais, culturais. Com esta ação hoje, abrimos oficialmente a programação de fim de ano na cidade”, ratificou.
Natal Sem Fome
Também foi lançada ontem a campanha Natal Sem Fome, que é coordenada pela ONG Ação da Cidadania e conta com o apoio da gestão municipal. Na ocasião, o coordenador Raimundo Bandeira entregou ao prefeito de Salvador uma camisa da iniciativa, além do Troféu Hebert Souza – pela parceria na campanha e pelas ações realizadas pela administração municipal.
“Muitas pessoas, neste período de Natal, carecem de uma cesta básica em sua mesa. Quero convidar a cada um de vocês para contribuir e participar da campanha Natal Sem Fome. Vamos fazer a doação de alimentos. A prefeitura vai ajudar para recolher e para distribuir os alimentos”, concluiu ACM Neto.
A participação da prefeitura será coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), que montará postos de arrecadação de alimentos não-perecíveis em todas as repartições municipais. A campanha pretende aumentar o número de alimentos arrecadados em relação ao ano passado, quando foi alcançado o número de 20 mil toneladas. Dessa forma, vai poder ampliar a ajuda as 84 instituições filantrópicas beneficiadas, entre elas a APAE Salvador e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac).
Pontos de doação: Câmera Municipal de Salvador; Palácio Thomé de Souza /Centro; Semps (Rua Miguel Calmon, Comércio); Shopping Paralela; Igreja Nossa Senhora da Luz e no supermercado Bompreço, ambos na Pituba; Odebrecht, na Av. Luís Viana, 284; Academia Triathlon, na Graça; Academia Well, no Rio Vermelho; Academia Espaço Vittal, Parque Júlio Cezar; Academia Swasthya, no Rio Vermelho; Academia Praia Sol, no Jardim de Alah; Academia Mahatma Gandhi, na Pituba; Academia Marcial Fitness, no Garcia.
Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/