Foram encontradas embalagens de agrotóxicos nas margens; secretaria orienta população a não consumir água do rio até o resultado da análise, que deve sair em 30 dias
O trecho do Rio dos Frades que passa por Guaratinga pode estar contaminado por agrotóxicos. O alerta foi feito nesta segunda-feira (11) pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município, que divulgou uma nota informando sobre a suspeita.
De acordo com o secretário André Cramer, moradores ribeirinhos fizeram uma denúncia sobre a morte de peixes e outros animais após terem utilizado a água. Uma equipe técnica esteve no domingo (10) apurando a denúncia, juntamente com a Secretaria de Agricultura, e encontrou embalagens de agrotóxico nas margens do rio. Amostras da água foram coletadas e enviadas para análise. O resultado deve ficar pronto em 30 dias.
O secretário alertou a população sobre o risco de utilizar água do Rio dos Frades neste momento. “Em virtude da suspeita de derrame de agrotóxicos no leito e margens do rio, não é recomendável o consumo e a utilização da água do Rio dos Frades, desde a localidade dos Floripes até a sede do município, até que saia o resultado da análise”, disse André Cramer.
MEIO DE SUBSISTÊNCIA – O Rio dos Frades abastece a cidade de Guaratinga e é utilizado por muitas famílias humildes como fonte de subsistência, através da pesca, e também para consumo próprio e irrigação das plantações.
Conforme a secretaria, a Embasa já foi comunicada sobre o caso e estão sendo tomadas as providências administrativas e judiciais cabíveis, caso o crime ambiental seja confirmado.
O Rio dos Frades é um dos principais da Costa do Descobrimento. Ele nasce no interior do município de Guaratinga e deságua no mar, em Porto Seguro.
—
Fonte/foto: Radar64