Serão selecionados cinco projetos na categoria livre – projetos com tema livre, e 5 na categoria educacional – projetos que têm o objetivo de incentivar a leitura. Os recursos são exclusivamente para o desenvolvimento e produção de jogos eletrônicos para console, computador e/ou dispositivos móveis como smartphone e tablet.
Segundo o governo do Estado, o nome do edital remete a uma ação, um movimento de entrada neste setor que nasce com grande potencial de desenvolvimento econômico e criativo em Mato Grosso. O setor de jogos eletrônicos é um dos que mais cresceu em produção e economicamente durante a pandemia.
“Percebemos essa crescente com o número de inscrições recebidas no último edital executado com os recursos da Lei Aldir Blanc e com base em dados do Sebrae-MT, que tem um programa de impulsionamento do ecossistema de games. Concluímos então que há demanda e a necessidade de fomento direcionado para a produção”, destaca a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel-MT, Keiko Okamura.
O processo de inscrição do Gaming UP ocorrerá em duas fases: pré-inscrição (preenchimento do formulário online) e entrega dos documentos junto ao protocolo da Secel. As inscrições só serão consideradas válidas caso o proponente cumpra as duas fases.