O evento reuniu representantes das micro e pequenas empresas de todo município e proporcionou ao público presente um leque opções no que diz a microcrédito. Durante o evento foram realizadas duas palestras e a apresentação dos bancos sobre suas linhas de microcrédito orientado. O primeiro palestrante, Alfredo Neto, presidente do Banco do Povo de Vitória da Conquista – BA destacou a origem do microcrédito no mundo e sua história no País e na Bahia, e os benefícios econômicos e sociais que o mesmo tem trazido para economia em cada município onde atua.
Na sequência, cada um dos bancos e agencias de fomento apresentaram suas respectivas linhas de microcrédito. Lucas Moreira e Antonio P. Junior representantes das duas agências da Caixa Econômica apresentaram suas políticas de créditos especiais como os programas habitacionais (minha casa minha vida), FIES, Bolsa família e o Microcrédito produtivo orientado (CAIXA CRESCER). A Desenbahia, Agência de Fomento do Estado da Bahia, representada por João Pedro Cardoso destacou que além de financiar o microcrédito através do Credibahia, desenvolve linhas de crédito solidário destinados a associações, a cooperativas e demais órgãos coletivos.
O Banco do Brasil, representado por Clarice Lopes, apresentou o programa de financiamento MPO – Microcrédito Produtivo Orientado, além do FIES e do Programa de financiamento da Casa Própria. O BNB, através do Senhor Ismênio Scher, pontuou o programa do AgroAmigo e o CredAmigo, linhas de financiamento para produtores rurais de pequeno porte e empreendedores individuais.
Em fala uníssona, todos os bancos ressaltaram que apesar do pequeno aumento das taxas de juros para essa modalidade de crédito nos últimos meses, estas taxas ainda estão abaixo dos juros cobrados pelos bancos privados e, portanto bastante atrativas. Especialmente nos momentos de crise o microcrédito tem se valorizado como importante alternativa para sua superação.
Por último, o consultor do SEBRAE, Nadson Sales, com a palestra “Microcrédito Orientado”, destacou a importância para os empreendedores, antes de buscarem o dinheiro no banco, se prepararem conhecendo bem suas necessidades, fazer um projeto, saber o empreendimento que se deseja montar e elaborarem um plano de negócio. “O dinheiro não cria o negócio, apenas viabiliza um bom projeto”, disse ele.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Roberto Martins, deve-se destacar o volume de recursos ofertados pelo Credibahia, pelo Banco do Nordeste e pelo Banco do Brasil. “O balanço geral de 2014 destes bancos, nos revelou um montante no valor de R$ 4.192.109,04 injetados na economia municipal através de empréstimos a micro empreendedores. É um valor expressivo e um grande ganho para todo o município. Em nosso balanço mais recente, constamos que, atualmente o microcrédito injeta na economia de Eunápolis em torno de 500 mil reais mensais. Acreditamos que nosso trabalho está no caminho certo e dessa forma Eunápolis cresce com responsabilidade”, concluiu o Secretário.
Por: SECOM-PME
Fotos: Antônio Varjão