A gurizada não para de rondar, desde o começo do mês, o imóvel localizado no número 203 da Rua José Guimarães, no centro de Esteio. É que ali, em breve, será inaugurada a primeira Casa da Cultura Hip Hop do Estado – o grande chamariz para a garotada é a promessa da construção de uma pista de skate no pátio do sobrado com área de mais de mil metros quadrados.
O projeto é um sonho antigo do grupo Rafuagi, referência do rap no Estado, e da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, que há quatro anos e meio lutam por um espaço para oferecer gratuitamente cursos aos jovens da comunidade. O plano finalmente saiu do papel no último dia 3, quando foi assinado um contrato de comodato com Flora Pigatto Acadorli, 78 anos – a dona Flora –, proprietária do imóvel. Após a morte do marido, Gesuino Acadorli, aos 91 anos, em janeiro do ano passado, ela não conseguia mais cuidar do espaço, que foi invadido e vandalizado.
– Me senti muito pequena. Alugar, vender… Achei que não ia dar. Roubaram os fios (da rede elétrica), as pias, tiraram as tomadas – recorda a enfermeira aposentada, que, para se livrar do incômodo, resolveu fazer uma boa ação. Cedeu o local por cinco anos para as atividades do centro comunitário, mesmo após muitos familiares se manifestarem contra a iniciativa.
– Na frente da casa, vai estar o nome do Gesuino e o meu. Vai ficar para o resto da vida – empolga-se dona Flora, que admite não conhecer o gênero musical que nasceu na década de 1970 na cidade de Nova York. – Não imaginava o que era esse tal de hip hop. Mas fiquei orgulhosa por ser a primeira casa do Estado.
Fonte: http://zh.clicrbs.com.br