A Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Educação, do CEMPEC e da Escola Municipal Chico Mendes, promoveu, nesta semana, o Dia da Consciência Negra. A escola teve programação especial durante os dois turnos, envolvendo todos os estudantes nessa rica programação cultural e de conscientização.
Com atividades diversas, a programação contou com documentários, palestras, oficinas de artes, espetáculos de danças, exposições de artes plásticas, pinturas e músicas. Essas atividades têm como proposta reverenciar, discutir, valorizar e dar visibilidade à promoção de políticas positivas de igualdade racial.
“Comemorar o 20 de novembro implica em memorizar a luta do povo negro contra a escravidão a que foram submetidos e pelo direito à cidadania igualitária num país que foi marcado por décadas por conflitos raciais e sincretismos étnico-culturais. Somos todos irmãos, vivendo num país miscigenado e plural”, disse a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, que instituiu a Superintendência e Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Social e Racial.
O Dia da Consciência Negra
Instituído pela Lei 10.639 em seu artigo 79-B e integrado ao calendário escolar, o Dia da Consciência Negra, foi lançado nacionalmente em 1971 pelo Grupo Palmares de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Em novembro de 1978, o Movimento Negro Unificado (MNU) estabeleceu o Dia Nacional da Consciência Negra, cuja data remete à morte do líder negro Zumbi dos Palmares – símbolo de luta e de resistência negra.
Secretaria Municipal de Educação
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro