Com o tema Ícones, estreia hoje o segundo episódio da websérie Rio Fashion Trends.
O que torna o Rio de Janeiro essa cidade inesquecível? O contraste entre a floresta tropical, o mar e as montanhas? A arquitetura eclética? O segundo episódio da websérie Rio Fashion Trends apresenta marcas cariocas que resumem a essência da cidade, e mostram que a inspiração pode vir de fontes inesperadas. O Biscoito Globo, o Pão de Açúcar, os calçadões de Ipanema e Copacabana. São tantos estímulos que nos impactam diariamente, e não é de hoje que os estilistas se apropriam de símbolos da cidade em suas criações.
Lenny Niemeyer nos conta sobre a emoção de ver a beleza natural ao seu redor: “O Rio sempre impactou muito no meu processo criativo. Olhar as curvas das montanhas, o mar, o lifestyle da carioca.” Já a estilista Alessa Migani tem a certeza de que, se não fosse nascida no Rio de Janeiro, seria carioca de qualquer forma. Seu processo criativo se desenvolve organicamente: “A moda transporta uma mensagem, e eu vou elaborando no sentimento, no dia a dia. É como se eu criasse sobre um canvas.”
Rodado em locações que são verdadeiros cartões postais, o episódio Ícones retrata os diferentes fazeres quando o assunto é a cidade do Rio de Janeiro como “musa” inspiradora.
Diretora criativa da Cosmo, Lucia Hsu quis ir além dos tradicionais suvenires na memória dos turistas, e trouxe a padronagem das pedras portuguesas da praia de Copacabana para sua estampa Orla, um hit instantâneo. Lucia conta sobre seu encanto com os detalhes da cidade, e sua autoestima de ser carioca. “Eu senti vontade de trazer o ícone que é reconhecido mundialmente – a calçada de Copacabana – e que ela fosse uma representação do orgulho que eu sinto de ser carioca, e que todo brasileiro também sentisse esse orgulho.”
Fundador da The Paradise, Thomaz Azulay atribui a inspiração que a cidade representa para a marca à sua posição de lançadora de tendências: “É esse Rio que é e sempre vai ser o caldeirão cultural do Brasil.” Já Patrick Doering, sua dupla na criação da label, ressalta a importância de valorizar a história no desenvolvimento de novas coleções: “Para nós, sempre tem que ter esse astral, essa pitada de Rio antigo.”
Para além de elementos palpáveis, é a beleza contagiante que instiga Lenny diariamente: “Eu fico com vontade de chorar quando vejo o Rio de Janeiro, de tão lindo que é. Cada dia é um dia diferente do outro.”
Lançada no ano passado, o Rio Fashion Trends é uma plataforma de conteúdo de Vogue e Ela que celebra a moda e valoriza a cultura e os negócios cariocas. Com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, a segunda edição do Rio Fashion Trends traz a websérie de seis vídeos que destacam o colorido das roupas que vestem a cidade, a preocupação das grifes com a sustentabilidade, os aromas e ícones que são marca registrada do carioca, os ritmos que influenciam no estilo de vida e, claro, a moda praia. Eles podem ser vistos aqui e no Instagram de Vogue e Ela.
Fonte:https://vogue.globo.com/