As Ciências da Natureza e suas tecnologias são uma das áreas cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No exame, os estudantes precisam responder 45 questões dessa área do conhecimento, aplicada no segundo dia de prova.
Além de Ciências da Natureza, o Enem ainda cobra questões de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Essas áreas de conhecimento também aparecem no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Conhecer o que é cobrado na prova é essencial para ter um bom resultado. Por isso, se você vai prestar o Enem ou Encceja, mas ainda tem dúvidas sobre quais disciplinas compõem as Ciências da Natureza, a Revista Quero te ajuda. Confira abaixo quais são as matérias mais cobradas nessa área.
O que são Ciências da Natureza?
As ciências da natureza correspondem às áreas da ciência natural que estudam aspectos da natureza. No Enem, engloba as disciplinas Biologia, Física e Química. Um outro ponto interessante a ser destacado é que essa área de estudo ainda pode abarcar a geologia e a astronomia.
Diferente das Ciências Humanas, as Ciências da Natureza ou Ciências Naturais não tem como objeto de estudo o comportamento humano em sociedade ou suas invenções, mas sim os aspectos físicos, químicos e biológicos dos seres vivos e do meio ambiente.
O que se estuda em Biologia, Física e Química?
A biologia é a ciência que estuda os seres vivos. Ela investiga a origem e evolução da vida, o funcionamento e características dos organismos vivos e sua relação com o ambiente. Suas principais áreas são bioquímica, citologia, genética, histologia, microbiologia, zoologia, botânica e ecologia.
Já a física é a ciência que busca entender o mundo natural e todos os seus fenômenos, das minúsculas partículas ao vasto universo. Ela começou com a mecânica clássica, o estudo do movimento dos corpos, e hoje também conta com as áreas da termologia, óptica, ondulatória, eletromagnetismo e física moderna.
A química, por sua vez, se caracteriza pela ciência que estuda a matéria – tudo que o ocupa lugar no espaço – e suas transformações, estrutura, propriedades e relação com a energia. A disciplina é dividida em química geral, química orgânica, química analítica, físico-química e química inorgânica.
Competências e habilidades cobradas em Ciências da Natureza
De acordo com a Matriz de Referência do Enem, são esperadas as seguintes competências e habilidades dos candidatos:
Competência 1
Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
H1 – Reconhecer características ou propriedades de fenômenos ondulatórios ou
oscilatórios, relacionando-os a seus usos em diferentes contextos;
H2 – Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o
correspondente desenvolvimento científico e tecnológico;
H3 – Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum,
ao longo do tempo ou em diferentes culturas;
H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida
humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da
biodiversidade.
Competência 2
Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano;
H6 – Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de
aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum;
H7 – Selecionar testes de controle, parâmetros ou critérios para a comparação de
materiais e produtos, tendo em vista a defesa do consumidor, a saúde do trabalhador ou a
qualidade de vida.
Fonte/Foto: https://querobolsa.com.br