Respeitar e proteger as pessoas idosas é cuidar do seu próprio futuro”. É com este tema que a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em ação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, realizou o I Colóquio sobre a violência contra a pessoa idosa, no auditório do Centro de Cultura, tendo a finalidade de promover a mobilização social e o enfrentamento contra a violação dos direitos das pessoas que integram a terceira idade. Durante o mês de junho, todas as unidades de saúde da família do município estarão desenvolvendo atividades direcionadas para a saúde do idoso, prática que ocorre regularmente ao longo do ano.
O evento prestigiado pela Secretária de Saúde, Edna Alves e a Secretária de Assistência Social, Livia Bittencourt, envolveu importantes segmentos da sociedade, incluindo estudantes das escolas municipais, servidores da saúde, universitários, grupo de idosos do CRAS e profissionais liberais.
A vasta programação foi composta por palestra enfocando os aspectos legais para a proteção e defesa dos idosos ministrada pelo especialista em direito previdenciário, Ítalo Marques. Na sequência, a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Andrea Comenale, discorreu sobre as formas de violência praticadas, entre elas, os abusos físicos e emocionais, sexual, a prática da negligência e abandono, além da utilização imprópria dos bens patrimoniais e financeiros da pessoa idosa. O cronograma das atividades, subsidiado pelos eixos da saúde e assistência social, promoveu discussão e elaboração de propostas de intervenções no enfrentamento da violência contra o idoso em Porto Seguro.
Para a Secretária de Saúde, Edna Alves, “é de suma importância propiciar espaços como idealizados neste encontro, onde a violência contra os idosos é discutida, tanto entre os profissionais que atuam a esta parcela da população, quanto entre os idosos, que são pessoas vulneráveis aos mais diversos tipos de violência. O objetivo aqui é levantar propostas que tornem-se ações efetivas e permanentes em todos os segmentos da sociedade, rompendo com o ciclo da violência desumana sob a qual muitos idosos são vítimas”, enfatiza.
Estatísticas do idoso
No Brasil, existem cerca de 20 milhões de pessoas idosas na faixa etária dos 60 a 8o anos, representando 11% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Projeções apontam que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.
Meios de denúncia
Qualquer tipo de violência deve ser denunciada. Para isso, a Secretaria de Direitos Humanos conta com o serviço do Disque 100 para acolher denúncias. Trata-se de um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia. A identidade de quem denuncia é preservada. Denúncias também podem ser feitas pelo portal http://www.disque100.gov.br.
Secretaria Municipal de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro