Como um dos heróis mais populares da cultura, é claro que Goku teria uma data só para ele. O Goku Day é celebrado no dia 9 de maio como uma forma de homenagear o protagonista da série Dragon Ball e um dos personagens mais conhecidos e amados dos animes. Mas por que exatamente nesta data?
A escolha não é por acaso, mas não está relacionada à publicação do mangá e muito menos ao anime. Na verdade, o dia 9 de maio foi escolhido a partir de um pequeno trocadilho com o idioma japonês e o nome do guerreiro Super Saiyajin.
As duas sílabas que compõem o nome do herói, quando separadas, têm o mesmo som de outras palavras em japonês. Go corresponde ao número cinco (五), enquanto Ku tem uma fonética muito parecida à do número nove (九). Então, quando tudo isso é unido, o personagem acaba virando 5-9.
E a brincadeira parte dessa coincidência, usando o padrão de datas americano, em que o mês vem à frente do dia, para estabelecer o nono dia do quinto mês como o Dia do Goku. Assim, o 9 de maio acabou se transformando no Goku Day.
Dragon Ball é inspirado em conto chinês
Vale lembrar, contudo, que o protagonista de Dragon Ball não foi nomeado com base nesse trocadilho. O autor Akira Toriyama criou a história do mangá e de seu herói com rabo de macaco a partir de uma tradicional lenda chinesa — A Jornada para o Oeste.
O conto datado do século 16 mistura vários elementos do folclore chinês com elementos do budismo, taoísmo e confucionismo que, entre várias histórias, traz a figura do Rei Macaco Sun Wukong — nome que, no japonês, acabou sendo adaptado para Son Goku. E é a partir dessa figura tradicional que Toriyama criou o personagem que todos conhecem.
Brincadeiras com nome são comuns
Outro detalhe é que o Goku Day não é a única data que nasce dessa brincadeira com o nome de seu herói e o calendário. O tradicional Mario Day, dedicado ao mascote da Nintendo, é celebrado no dia 10 de março pela mesma razão: o nome do personagem pode ser adaptado para MAR10, que nada mais é do que o dia no padrão americano.