O avanço da importância de Danilo dentro em campo é proporcional à influência que ele adquire dia a dia para além das quatro linhas, como um dos porta-vozes preferidos da seleção em momentos delicados e liderança no vestiário entre os jogadores.
Danilo foi convocado pela primeira vez para a seleção em agosto de 2011, mas só agora vive afirmação técnica e comportamental. Ele tem 60 convocações para jogos e entrou em campo 39 vezes, com um gol marcado — destas 39 chamadas, foram 20 somente no ciclo da Copa de 2022, o que mostra que é um dos nomes preferidos de Tite.
Na última semana, foi perguntado para o técnico por que Danilo continua como titular mesmo depois da volta de Daniel Alves em condições físicas plenas. Tite respondeu assim.
“Pela continuidade do trabalho e por uma liberdade maior para os homens da frente. Danilo não tem como característica maior o último terço do campo, quem tem é Dani. Agora, tu tens nele essa marcação mais forte, imposição e saída rápida. É o ponto de equilíbrio que eu bato tanto.”
O gol da vitória por 1 a 0 sobre o Chile na última quinta-feira (2) teve participação decisiva do lateral-direito. É o argumento que Tite precisa para bancar a escolha.
Fonte: https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2021/09/08/danilo-ganha-prestigio-na-selecao-e-emenda-quase-dois-anos-sempre-em-campo.htm