A Câmara Municipal de Porto Seguro ficou movimentada na manhã de 27/02, para a Conferência Municipal de Saneamento Básico Participativo, que reuniu secretários, vereadores e lideranças da sede distritos e povoados. Durante o evento, realizado pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano e Planejamento, foram votados 170 programas, projetos e ações apontadas durante o processo, que culminará com a aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico.
Todas as discussões buscam uma melhor prestação de serviços de água, drenagem pluvial urbana, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos. A proposta final, apresentada durante a conferência e votada por delegados e participantes, é resultado de estudos, amplas discussões, oficinas, reuniões públicas e da aplicação de 1600 questionários junto à população. “Estamos concluindo hoje um ciclo importantíssimo para a nossa região, escrevendo um capítulo importante da história do nosso município”, disse o secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Planejamento, Marlus Brasileiro, agradeceu o empenho da equipe da sua pasta, que não mediu esforços para a construção de um “marco histórico, com base no conhecimento de todos os problemas que vivemos no presente, criando novas condições para um futuro promissor”, salientou. Representando o Conselho dos Idosos, José Raimundo Ferreira, de 91 anos, morador do Baianão, também fez questão de dar o seu testemunho e falar da satisfação em participar de um momento tão significativo.
O superintendente de Planejamento e gerente de Convênios e Contratos da Prefeitura, Epaminondas Castro fez um relato de todas as etapas que culminaram com a conferência. “Não chegamos até aqui em um estalar de dedos. Quando saímos de casa para participar de uma discussão importante como essa, temos a certeza de que isso trará melhorias para o futuro nosso e de nossa cidade, fazendo todo esse trabalho valer à pena” concluiu.
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro