Com o crescente uso das ferramentas da Web na educação, vemos surgir Comunidades Virtuais de Aprendizagem, nas quais diversas pessoas participam e acrescentam informações, tornando o Ensino por meio da Web mais forte
Sendo assim, podemos dizer que comunidades virtuais de aprendizagem são aquelas em que um grupo de pessoas interessadas em algum tema voltado à educação cria uma comunidade de troca de informações/arquivos com o propósito de gerar conhecimento, não somente para os membros da comunidade como também para os demais usuários que a acessam. Entre as muitas comunidades virtuais de aprendizagem podemos citar as seguintes:
A)Tutorar – Educação Integrada: esta é uma comunidade de auxilio mútuo, na qual podemos acessar conteúdos ou aulas (completas ou fragmentos) que possuem elementos de texto, imagem, vídeo entre outras mídias.
Para acessar a comunidade Tutorar, é necessário cadastrar-se, desse modo você criará uma espécie de perfil pessoal. Neste ambiente é possível postar e acessar as aulas disponibilizadas pelos demais tutores. O educador pode utilizar este espaço para ter ideias de aula ou aproveitar algum material postado para a realização de sua aula. No momento o site possui material mais voltado à Economia e Administração, mas está aberto a todos os tipos de participação.
b) Taba Eletrônica:esta comunidade está destinada a professores e alunos para terem um “letramento digital”, principalmente aos que desejam utilizar a Web em suas aulas. Para isso o grupo conta com aulas a distância e presenciais (UFMG). O projeto está ligado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e possui colaboradores de diversas instituições e do Ministério da Educação. O ambiente da Taba também é colaborativo e há troca de informações diversas sobre Web, computadores, softwares, entre outros. O educador que deseja se aprimorar no uso de tecnologias em sala de aula pode encontrar muita ajuda neste ambiente.
Também se enquadram nas comunidades virtuais de aprendizagem as comunidades criadas nas ferramentas de Web 2.0, pois elas seguem o mesmo padrão apontado por Rheingold. Basta utilizar a criatividade, ferramentas interativas e unir um grupo de interessados, sua comunidade virtual de aprendizagem estará pronta.