Para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Ceame (Centro de Educação Inclusiva e Educação Especializada), realizou, dia 07/04, uma Mostra de Cinema, com filmes que retratam o modo de vida e as conquistas de pessoas autistas. De acordo com a coordenadora do Ceame, o objetivo é apresentar as dificuldades e também o potencial dessas pessoas, contribuindo assim para a melhoria do modo de vida e do relacionamento entre os familiares, amigos e pessoas da comunidade.
Durante toda a semana foram realizadas ações de mobilização e conscientização acerca do Transtorno do Espectro Autista, uma disfunção do desenvolvimento, que se manifesta tipicamente antes do terceiro ano de vida. As crianças autistas também apresentam reações fora do padrão a sensações diversas como ouvir, ver, tocar, equilibrar e degustar. Caracteriza-se por lesar e diminuir o ritmo do desenvolvimento psiconeurológico, social e linguístico, levando a um relacionamento não usual com pessoas, objetos ou eventos.
O Ceame, órgão da Prefeitura ligado à Secretaria de Educação, atende atualmente 37 autistas com idade a partir de dois anos até adultos. Para isso, dispõe de uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudióloga, psicopedagoga, musicoterapeuta, professora de natação e psicóloga. “Nossa equipe foi se especializando, buscando mais informações e hoje oferecemos um atendimento especializado para auxiliar essas pessoas. Os resultados são incríveis e elas apresentam avanços como um comportamento mais calmo, melhoras na aprendizagem e uma interação social bem melhor”, diz a coordenadora Vera Liu.
Secretaria Municipal de Educação
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro