As principais ruas e avenidas do centro de Porto Seguro receberam mais uma relevante atividade de combate ao mosquito Aedes Aegypti, nesta quinta feira, 17/12, durante a caminhada de mobilização contra à Dengue, Zika vírus e Chikungunya. A ação, promovida pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, aconteceu no período da manhã, com concentração no Trevo do Cabral.
O evento, prestigiado pelas presenças da Secretária de Saúde, Edna Alves, Coordenadora de Endemias, Tassia Lobo, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias e demais servidores da pasta da saúde, teve a finalidade de ampliar, ainda mais, a participação da sociedade, destacando a cooperação conjunta entre o poder público e a comunidade no enfrentamento contínuo do vetor, através da supervisão e monitoramento nas residências.
Durante o percurso foram divulgadas também as estratégias preventivas desenvolvidas em todo o município, ao longo do ano, dando ênfase ao intenso trabalho implementado pelas equipes de Educação Popular em Saúde, através das efetivas ações de campo dos agentes de combate às endemias e o bloqueio de todos os casos suspeitos e confirmados. Visando, dessa forma, a detecção precoce e resposta rápida para instituir o adequado tratamento e controle da dengue, zica vírus e chikungunya.
De acordo com o Índice de Infestação Predial – IIP, do mais recente LIRAa (Levantamento de índice Rápido de Aedes Aegypti), Porto Seguro mantém índice de0,6%, considerado satisfatório, ou seja, com menos de 1% das residências com foco do mosquito, confirmando que o município não está em situação de alerta ou risco. Para informações atualizadas de dados referentes à situação epidemiológica do município, a Vigilância em Saúde disponibiliza boletim informativo, que pode ser acessado na Fanpage oficial da Secretaria de Saúde de Porto Seguro, no endereço eletrônico:www.facebook.com/secretariadesaudeps.
Para a Prefeita Cláudia de Oliveira e a Secretária de Saúde, Edna Alves, o trabalho é ininterrupto e depende da parceria do governo municipal junto à comunidade. “A Prefeitura promove diariamente ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti nos bairros e distritos de Porto Seguro, portanto, a adoção de medidas preventivas devem ser adotadas por todos nós, tendo o entendimento macro, de não pararmos com os cuidados necessários. A participação é conjunta, queremos fortalecer o papel fundamental da comunidade no apoio às ações para combater os focos do mosquito. São medidas diárias, com apenas 10 minutos, como a limpeza de vasilhas e o esvaziamento de recipientes que acumulam água, que fazem toda a diferença e rompe com proliferação do mosquito”, define a prefeita.
Ascom-Secretaria de Saúde