A aula inaugural do programa no município, aconteceu ontem (27), as 18 horas no colégio Ieda Barradas, e contou com a presença de alunos, professores, coordenadores, da coordenadora do EJA, Noelma Menezes, do Secretário de Educação, Paulo Galdino; da Secretária de Governo, Elisângela Ramos e do Prefeito, Kenoel Viana.
O prefeito Kenoel Viana falou da sua alegria em estar compartilhando aquele momento com todos os alunos, “este é um momento ímpar na vida de todos vocês, pois é o primeiro passo para um futuro bem melhor. Fiz questão de estar aqui hoje, para incentivar e parabenizar a vontade de vocês de ver o mundo com outros olhos” afirmou Kenoel.
Vários estudantes externaram a vontade de aprender mais, José Carlos da Conceição, 44 ano, trabalha como descarregador de caminhão e afirmou que quer aprender a pelo menos assinar o nome, “é muito ruim receber o salário e ter que colocar o dedo”. Dona Lindaura, 38 anos, é zeladora e sonha em poder pegar ônibus ou ir ao banco sem precisar pedir ajuda, “só sei assinar meu nome, mas fico perdida quando preciso ler alguma coisa na rua, quero poder fazer as coisas sozinha” afirmou.
O desejo de crescer e prosperar através da leitura e dos estudos ficou claro através do depoimento de D. Maria Malaquias, de 67 anos, Dona de casa, “hoje é só o começo, tenho fé que ainda serei advogada” declarou emocionada. Com o empenho dos alunos e a dedicação de uma equipe tão comprometida, não há como duvidar.
De acordo com a Coordenadora do EJA, Noelma Menezes, este ano foram formadas 50 turmas do TOPA, “a maioria estão no interior, nas fazendas e assentamentos, algumas em locais onde nunca houve uma escola” enfatizou Noelma.
O Prefeito e o Secretário de Educação afirmaram que no final do projeto realizarão uma formatura do ABC para os alunos.
Por: Ascom-Guaratinga