O Arquivo Público Municipal, que estava funcionando nas dependências do prédio da antiga Escola Ernestina Abraão, agora ganhou um novo espaço e nova localização. No Arquivo está a história da cidade e das pessoas que nela convivem e que por ela passaram. É lá que todos os ex-servidores do município recorrem em busca de documentos que comprovem seu tempo de trabalho para efeito de aposentadoria, dentre outras razões.
A vida do município e toda a sua história e as histórias de pessoas que contribuíram para a emancipação do município e daqueles que tiveram sua passagem na Prefeitura e na Câmara de Vereadores está no Arquivo da cidade. Assim, é preciso valorizar o Arquivo do município, respeitar a história e seus moradores; respeitar e cuidar para que todos os documentos lá guardados esteja bem conservados.
Situado bem na Av. 13 de Maio, centro da cidade, em frente ao Cartório de Notas, em um ambiente espaçoso, o arquivo funciona de segunda a sexta das 8h00 às 14h00. O atual Prefeito tem demonstrado preocupação pelo zelo das coisas do município e o cuidado com o Arquivo Público é uma de suas prioridades, daí o motivo que o levou a mudar o Arquivo de lugar. A servidora municipal Silene Lima é a responsável pelo bom zelo dos documentos existentes no Arquivo e atende a todos que necessitam de algum documento. Estudantes, professores e qualquer cidadão do município podem e devem visitar o Arquivo Público Municipal. Se você tem alguma informação que possa servir para ajudar a contar a história de Itagimirim, para ser exposto no mural do Arquivo, procure a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, na Rua São Domingos, ao lado da Igreja Católica.
Fonte: Ascom Itagimirim