Os ambulantes que atuarão no carnaval de Porto Seguro no período de 25 a 28/02 participaram nos dias 21 e 22 de um treinamento direcionado a atualização das boas práticas em segurança alimentar, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, coordenado pela Vigilância Sanitária. A capacitação, dividida em duas turmas, realizada no auditório do Complexo Regulador Dr Heraldo Lima, discorreu sobre as normas de higiene na manipulação e acondicionamento de comidas e bebidas que serão comercializados durante os festejos do carnaval.
Entre os tópicos apresentados foram enfatizados a manutenção da higiene pessoal do ambulante, limpeza adequada de utensílios e equipamentos usados no preparo e fornecimento dos alimentos, processo de contaminação cruzada e os mecanismos para inibir a disseminação de microrganismos, armazenamento correto do lixo, entre outros importantes temas
“A realização deste aperfeiçoamento faz parte do plano estratégico das ações desenvolvidas pela VISA e busca promover a ampliação do conhecimento dos ambulantes. Nossa prioridade é garantir a saúde dos moradores e turistas mediante a segurança e qualidade dos alimentos e bebidas produzidos de acordo com as normas sanitárias”, afirma a Secretária de Saúde, Edna Alves.
Durante os dias de festa, a equipe de inspetores da Vigilância Sanitária estará fiscalizando os ambulantes com a finalidade de avaliar as condições estruturais das barracas, se estão em conformidade com os parâmetros de limpeza, conservação e acondicionamento adequado dos alimentos e bebidas. “Estaremos inspecionando todas as barracas instaladas no circuito do evento, verificando o cumprimento das condicionalidades das leias sanitárias. Os ambulantes que estiverem em conformidades com as diretrizes de segurança alimentar, atendendo as normas receberão o selo de vistoriado”, esclarece a Diretora da Vigilância Sanitária, Luciane Minetto.
Ascom-Secretaria de Saúde