O show será um dos compromissos da extensa agenda que o ministro Juca Ferreira e comitiva cumprem em Angola e Moçambique, entre os dias 6 e 11 de setembro. O objetivo da viagem é renovar laços de amizade entre o Brasil e esses países, além de celebrar a língua portuguesa e aumentar integração e cooperação cultural.
A delegação brasileira também participará da inauguração do Centro Cultural Brasil-Angola. A sede será em um prédio histórico na região central de Luanda, capital de Angola, e contará com anfiteatro, biblioteca, espaço de exposições, salas de reuniões e de formação e restaurante. Além da abertura do centro, o ministro participará, em 8 de setembro, no local, de uma roda de conversa.
As rodas de conversa fazem parte de uma estratégia da atual gestão do MinC de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas do setor.
Em Luanda, a comitiva será recebida pela ministra da Cultura, Rosa Maria Cruz e Silva, e pelo embaixador do Brasil, Norton Andrade Mello Rapesta. No encontro com o embaixador, Juca Ferreira deve tratar de temas como desenvolvimento conjunto de atividades culturais em Angola, incluindo as comemorações dos 40 anos de independência do país.
Moçambique
A comitiva do MinC e o ministro Juca Ferreira irão para Moçambique no dia 9. Na capital Maputo, irá conhecer Malafala, bairro considerado um berço de expoentes da literatura, música, artes plásticas e política moçambicana. O local é um tradicional centro de produção e espetáculos.
No país, o ministro se reunirá com o embaixador do Brasil, Rodrigo de Lima Baena Soares, com objetivo de desenvolver atividades culturais integradas de intercâmbio cultural, sobretudo por meio do Centro Cultural José Aparecido de Oliveira.
Localizado em Maputo, esse centro foi inaugurado em 1989, no âmbito do Acordo Geral de Cooperação entre Brasil e Moçambique, firmado em 15 de setembro de 1981. O local conta com auditório, biblioteca, galerias de arte, biblioteca infantil, salas de ensino de português e espaço para aulas de capoeira.
Na programação, também está prevista reunião com ministro moçambicano da Cultura e Turismo, Silva Armando Dunduro, para intensificar intercâmbio cultural entre os dois países.
Outro ponto de destaque é uma visita ao Instituto Nacional de Audiovisual e Cinema da cidade (Inac), programada para 10 de setembro. O setor audiovisual obteve grande avanço no âmbito da cooperação bilateral.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/