Desta vez foram contempladas propriedades localizadas nas proximidades do Monte Pascoal, Assentamento Milton Santos, Assentamento Santa Maria, projetos Vale Verde Buranhém e Vale Verde, Fazenda Imbiruçu de Dentro e Pindorama. “No prazo de 6 a 8 meses os peixes já estarão prontos para o consumo ou a comercialização”, afirma o diretor de pesca da secretaria, Everal Vergílio. Ele ressalta que a partir de julho, os 60 mil alevinos entregues pela Prefeitura em dezembro de 2014 já estarão no ponto de consumo e venda.
De acordo com o secretário de Agricultura, Aliomar Bittencourt, mais 60 mil alevinos estão sendo liberados pela Bahiapesca, totalizando 120 mil filhotes de peixes, incluindo outras espécies como pacu, tambaqui, carpa, tambacu, entre outros. “A prefeita Cláudia Oliveira está sempre em busca de projetos que gerem mais renda e melhorem a qualidade de vida das pessoas nas comunidades rurais e assentamentos”, diz o secretário.
Conforme o diretor de Pesca, entre os pequenos agricultores, a aceitação do projeto de piscicultura tem sido a melhor possível. “Diversos produtores já estão providenciando seus tanques, enquanto aguardam a chegada de mais alevinos”, salienta Everal. Ele informa ainda que na próxima semana a secretaria iniciará uma pesquisa sobre a pesca marítima artesanal. “A partir dos resultados teremos um diagnóstico que irá nos ajudar a traçar estratégias para melhorar o desempenho do setor”, enfatiza.
Secretaria de Agri
cultura e Pesca
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro