As atividades desenvolvidas pelo Grupo Gestor Indígena (GGI) e as demandas das diversas aldeias do município para 2016 foram discutidas durante a primeira reunião do ano, realizada pela Superintendência para Assuntos Indígenas da Prefeitura e sua rede de parceiros, dia 26/01. “Nosso papel é aproximar a prefeitura da comunidade indígena, sem distinção. As demandas são muitas e apesar das dificuldades, como a distância entre as aldeias, este ano conseguimos ótimos resultados, que estão servindo inclusive de referência para outros municípios”, disse o superintendente Juari Pataxó.
Além de outros representantes da Superintendência – como Kelly Carvalho, Ibuí e Kakaju Pataxó – participaram ainda do encontro gestores de programas e lideranças das secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social; Saúde e Conselho Tutelar. Entre os temas em pauta, foram apontados os avanços obtidos a partir do desenvolvimento de programas nas aldeias, em parceria com órgãos ligados à assistência social e atendimento à mulher. “Queremos continuar essa caminhada junto com todos vocês”, salientou Juari.
Para este ano estão sendo programadas diversas ações junto às comunidades indígenas, como a atuação conjunta com o CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas); a prevenção à violência e à exploração do trabalho infantil e a promoção de cursos de formação para jovens, em parceria com o Sebrae. Na área de esportes e lazer, os excelentes resultados obtidos pelo povo pataxó nos Jogos Indígenas Mundiais do ano passado, em Palmas (TO), abriram caminho para a realização de diversos projetos voltados para as crianças e jovens das aldeias.
Secretaria de Governo – Superintendência para Assuntos Indígenas
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro