Nesse domingo, 23, o prefeito de Itagimirim, Rogério Andrade esteve na Fazenda Lameirão, onde há um acampamento com aproximadamente 300 famílias que lutam pela posse daquelas terras. O prefeito foi atendendo a convite dos diretores da URC (União de Resistência Camponesa), responsáveis pelo acampamento que está no aguardo de decisão do INCRA, para legalização da terra. O gestor ficou encantado com o local, mas deixou bem claro que enquanto não houver a legalização da terra, a Prefeitura não poderá fazer muita coisa, em nome da municipalidade.
Rogério, que estava acompanhado de sua esposa Ercília Andrade e do seu assessor de Comunicação, jornalista Gil Rocha, visitou toda a área, conversou com as famílias acampadas e garantiu sua colaboração. O gestor Itagimiriense afirmou seu compromisso de prestar toda atenção às famílias. “Independentemente de qualquer coisa, são famílias residentes no nosso município e necessitam de atenção das políticas públicas, na saúde, na educação, no social, enfim são direitos que não podem e nem devem ser negados e, assim que tudo estiver legalizado, o Governo do Município estará proporcionando todo apoio, especialmente na educação, com construção de uma escola para o local e manutenção da estrada, e deixo aqui o meu compromisso pessoal de doar um ônibus para facilitar a locomoção das pessoas e também dos alimentos que aqui serão produzidos”, disse. O prefeito falou de seu projeto de melhorar as condições do mercado para a feira livre, proporcionando mais conforto, segurança, higiene e comodidade para todos.
As famílias se mostraram agradecidas e confiantes nos compromissos assumidos por Rogério. Um dos diretores da URC disse aguardar que nos próximos dois meses tudo deverá ser resolvido, no que se refere à documentação que reconhecerá a legitimidade da terra e eles para fazerem a divisão entre os seus ocupantes.
Um farto almoço, tendo como prato principal galinha caipira foi servido a todos.
Ascom – Prefeitura de Itagimirim