A Prefeitura de Eunápolis, por meio de uma parceria da Secretaria de Assistência Social e do Meio Ambiente, apoiando a iniciativa dos catadores do lixão municipal, realizou na ultima segunda-feira, 15/06, um Curso de Formação em Cooperativismo para a construção de alternativas na melhoria da qualidade de vida dos Catadores de Lixo do município de Eunápolis. Firmando acordo com o PANGEA – Rede CataBahia, a Secretaria de Trabalho e a coordenação da Economia Solidária, cerca de 50 Catadores que trabalham no lixão municipal receberam a formação que foi realizada no Auditório do IFBA.
Perseguindo sempre a meta de humanização do trabalho desse segmento, que vive em situação critica de pobreza, o Curso ministrado pelo professor Cristiano, frisou a importância do cooperativismo e da solidariedade entre os catadores.
Na presença de diversas autoridades, o Secretário de Meio Ambiente, Mauro Borges, afirmou: “Precisamos da união de vocês para que possamos avançar e nos preparar para receber o Aterro Sanitário e o Saneamento Básico, previsto no PMSB, que se encontra em fase de finalização” e acrescentou ser fundamental a criação de meios que tragam dignidade para todos. “Estamos analisando a possibilidade da construção de um galpão no espaço destinado ao lixão, para iniciar a separação dos resíduos em esteiras, com a minimização da difícil situação do trabalho de vocês”, antecipou o Secretário.
O vereador Lucas Leite mencionou que “a formação é fundamental para garantir uma sociedade onde todos tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades”, ressaltando que precisamos valorizar as pessoas e não as coisas. Para concluir, o vereador ressaltou a Lei 12.305/10 que institui o fim do lixão.
Anterior ao curso, a OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) PANGEA – Rede de CataBahia, com grande experiência prática e teórica deu inicio as atividades socioeducativas em Eunápolis com a realização gravimétrica do lixo de Eunápolis que aconteceu durante uma semana no próprio lixão com a participação de aproximadamente vinte catadores, orientados por um engenheiro. Todos os catadores que participaram da pesagem receberam EPI’s – equipamento de proteção individual – e alimentação durante todos os dias de trabalho. O curso de cooperativismo para catadores continua até a próxima sexta-feira, dia 19/06, e conta com o total apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Por: SECOM-PME
Fotos: Antônio Varjão