Durante uma reunião dia 03/05, na Câmara Municipal, com a participação expressiva de entidades públicas e privadas, foi formalizada a composição do novo Conselho Municipal do Meio Ambiente de Porto Seguro para o período 2015/2016. De acordo com o secretário de Meio Ambiente e presidente da entidade, Bené Gouveia, o conselho de Porto Seguro é o único da Bahia com formação tripartite, reunindo sete representantes do poder público, sete da iniciativa privada e sete da sociedade civil organizada.
“Além de representativo, nosso conselho tem uma postura bastante democrática e transparente. Esse encontro hoje demonstrou o interesse das entidades em participar efetivamente das principais discussões e deliberações ligadas ao meio ambiente”, observa o secretário. Bené fez uma avaliação dos primeiros dois anos de atuação do conselho, quando segundo ele, foram aprovados projetos importantes, destacando o Plano Municipal de Conservação e Restauração da Mata Atlântica e o Plano de Manejo do Parque Marinho do Recife de Fora.
O secretário lembrou que para dar mais suporte às decisões dos conselheiros foram contratadas câmaras técnicas especializadas, para dar orientação em áreas específicas. Para este ano, segundo ele, serão oferecidas capacitações, para que os membros possam tomar decisões com maior conhecimento de causa. “Esperamos amadurecer ainda mais, com uma entidade formada de pessoas críticas e conscientes, que podem nos ajudar a avançar cada vez mais nas questões primordiais para a vida da nossa cidade”, adianta.
Após as discussões, ficaram definidas as seguintes entidades com representação no Conselho Municipal de Meio Ambiente:
Poder público: Secretaria de Meio Ambiente, Câmara de Vereadores, ICMbio, UFSB, Secretaria de Agricultura e Pesca, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Obras (suplente do setor).
Setor privado: Aquaplanet/ Porto Dive, Arcode, Veracel/ Ambiental Bahia, Associação Naval, Associação dos Microempreendedores, Sindhesul/ Abih, Costa Bahia.
Sociedade civil organizada: Aldeia Velha, Nossa Porto Seguro/ Sociedade Amigos de Trancoso, Colônia Z 22, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Coral Vivo, Pat Ecosmar, Ibio/ MDPS, Natureza Bela (suplente do setor)
Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro