Tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a assistência e orientação à gestante. E foi com esse compromisso que passou a vigorar em Eunápolis, desde final de outubro passado, a lei número 1.486 que garante a distribuição do kit enxoval para as gestantes de baixa renda do município. Cada kit inclui itens para os primeiros cuidados com o bebê como roupas para recém-nascido, manta, talha de banho, fraldas e sabonete infantil.
Para ter acesso ao kit é necessário que a gestante faça o pré-natal, seja moradora do município de Eunápolis há pelo menos um ano e esteja inscrita em programas sociais do município, do estado ou do governo federal. O kit só é entregue a partir do 7º mês de gestação.
A criação da lei surgiu de uma proposição da vereadora Arilma Rodrigues (PL). Segundo ela o kit de enxoval é para ajudar a futura mãe para um melhor cuidado com o bebê nos primeiros meses de vida. “O nosso objetivo é promover acesso a benefícios e serviços sócio assistenciais, fortalecendo a rede de proteção”. Destacou.
Com mais esta lei aprovada, a vereadora Arilma Rodrigues mantém-se firme frente às políticas públicas voltadas a mulher. Outras lutas serão travadas ao longo do seu mandato em defesa da classe feminina, mas sem deixar de lado o compromisso com as demais, cujas demandas tem sido sistematicamente debatidas na Câmara Municipal de Eunápolis.
“Com ações como esta reforçamos o compromisso de cuidar das famílias, garantindo acolhimento e apoio desde os primeiros momentos de vida das crianças do município”. Realçou a vereadora.
Fonte: Divulgação
