Uma disciplina sobre empreendedorismo motivou colegas dos cursos de Engenharia Química, Educação Física, Fisioterapia, Engenharia de Produção e Ciências Contábeis da Univates a colocar em prática um projeto social ou ambiental que de uma forma beneficiasse um grupo de pessoas moradoras de um bairro. Os alunos Carin Gomes, Morgana Cossul, Natan Reckziegel, Vinícius Grün, Tiago Rolim dos Santos e Jeremias Henrique Koppe elegeram o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Bairro Battisti.
O grupo identificou as necessidades do Cras e definiu que necessitava de um espaço de recreação, onde as crianças pudessem se entreter enquanto os pais fossem atendidos. Foram adquiridos brinquedos, jogos, livros, materiais escolares, mesa, banquinhos, nichos e uma parede da sala de recreação foi adesivada. Além disso, há um espaço aberto ao lado do prédio que recebeu 30 mudas de árvores nativas. A tarefa foi cumprida no último sábado, 25, pela manhã e na noite desta segunda-feira o trabalho será apresentado aos demais colegas e ao professor na universidade.
A secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff, acompanhou o trabalho e elogiou a iniciativa do grupo. ‘Este trabalho nos deixou muito empolgados e felizes em poder ajudar. Imaginamos que este ato irá ajudar muito para o atendimento do Cras’, ressaltou Carin. Além da venâncio-airense, os outros colegas são dos municípios de Roca Sales, Lajeado e Estrela.
O Cras funciona desde 2012 e atende famílias de todo o bairro Battisti e arredores. Tem capacidade para receber mensalmente até 450 pessoas de forma gratuita, em projetos sociais, encaminhamento psicológico e de assistência social, além de disponibilizar telecentro com 15 computadores com acesso à internet.