Separamos cinco temas importantes para estarem no radar dos educadores ao longo de 2023, da robótica ao antirracismo trabalhado em sala de aula. E o melhor: a plataforma Escolas Conectadas têm formações gratuitas e on-line que são ideais para adquirir os conhecimentos necessários para transformar esses conteúdos em práticas pedagógicas efetivas.
Confira e se prepare!
Recomposição da aprendizagem
Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Alicerce Educação constatou que mais de 90% dos alunos brasileiros, de todas as idades, apresentaram defasagem de leitura, escrita e matemática após o período da pandemia. Para garantir que, neste ano, os alunos consigam absorver o máximo de novos conhecimentos, é preciso ter certeza de que cada um deles esteja aprendendo em seu próprio ritmo e à sua maneira. Portanto, a recomposição de aprendizagem é prioridade no início de 2023.
Em parceria com a Nova Escola, dois novos cursos foram lançados aqui na plataforma Escolas Conectadas sobre esse tema e já estão com inscrições abertas: Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático e Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?. Ambos os cursos são autoafirmativos, ou seja, sem mediação, e têm 10 horas de carga horária, que podem ser adaptadas à sua rotina.
No primeiro, professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental vão entender quais são as melhores estratégias para priorizar o letramento matemático e a alfabetização, dois princípios essenciais para o avanço escolar. No segundo curso são incorporadas técnicas de acompanhamento de aprendizagem no planejamento pedagógico, garantindo o desenvolvimento integral e de maneira justa para todos os alunos.
Avaliação da aprendizagem
Tão importante quanto a recomposição é a avaliação da aprendizagem. É a sua aplicação correta que garante que alunos sejam validados e estimulados a seguirem as próximas etapas da vida escolar. Como saber se eles estão realmente aprendendo?
Com as formações sobre esse tema oferecidas on-line e gratuitamente na plataforma da Escolas Conectadas, você vai entender como estender as avaliações para além da simples aplicação de provas. Existe uma série de recursos e aplicações que podem fazer parte do seu plano pedagógico nesse sentido, basta conhecê-los e descobrir como aplicá-los.
Robótica
Depois da adaptação ao Ensino Remoto, mediado pela tecnologia, é quase impossível não pensar em maneiras de trazer conhecimentos digitais para o contexto presencial da sala de aula. A robótica, por exemplo, saiu do campo da imaginação para estar presente no dia a dia de todos e tomar importância cada vez maior.
O ensino da ciência da construção de máquinas e robôs leva em conta vários princípios da física e da química e podem ser incorporados pelos alunos a partir de atividades práticas.
Além disso, a lógica computacional e a programação são saberes quase que intrínsecos aos estudantes do presente e mais do que necessários aos profissionais do futuro. Estimular seu desenvolvimento nesse sentido é mais fácil do que parece a partir das estratégias certas.
Educação antirracista
Nos últimos anos, o mundo se dividiu entre a luta de grupos minoritários por respeito aos direitos e a permanência de crimes motivados pelo preconceito racial, Diante desse cenário, é inegável a importância da escola na discussão e combate ao racismo.
É preciso que os cidadãos que vão passar a ter cada vez mais participação social tenham o combate ao racismo como uma de suas causas intrínsecas. Para isso, durante a sua formação, é preciso que não somente o tema em si seja trabalhado, mas também integrado às demais áreas do conhecimento. Com as formações da Escolas Conectadas, você entende como colocar isso em prática.
Educação socioemocional
Outro ponto a se pensar é o desenvolvimento socioemocional dos alunos, para além da aplicação dos conhecimentos técnicos do currículo. Apesar dos saberes teóricos necessários aos futuros profissionais, são as competências socioemocionais que vão levá-los a exercer a plena cidadania e viver em coletividade de forma harmônica.
A educação socioemocional é uma construção diária a ser feita em sala de aula. Habilidades como o reconhecimento de sentimentos, autorregulação emocional, valorização e convivência com a diversidade são desenvolvidas pelos estudantes a partir de técnicas aplicadas que passam a ser ações naturais na rotina.
Fonte: https://www.escolasconectadas.org.br/