A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), funcionando como polo responsável pela atenção especializada de apoio, orientação e acompanhamento dos indivíduos e das famílias em situação de violação de direitos, realizará nesta quarta-feira, 18/05, a premiação do II Concurso Cultural “FAÇA BONITO”, no Auditório do CDL, às 17h.
O concurso aconteceu em quatro escolas municipais com os alunos das 5ª, 6ª, 7ª e 8ª série. Após discussão do tema, foi elaborado um texto ou um poema, com no máximo 20 linhas com o título “Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Para prevenir e combater esta violência é preciso…”.
Para a seleção, cada escola indicou o melhor texto dos alunos, separados por ciclo de ensino (5ª, 6ª, 7ª e 8ª). As escolas entregaram as redações eleitas no CREAS. Os textos selecionados foram entregue dia 09/05 pelo CREAS a instituições da rede de garantia de direito (CMDCA, Conselho Tutelar, OAB e Comitê Gestor da Childhood) para avaliação das redações e seleção das melhores que serão premiadas no Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Além do Concurso realizado nas escolas, durante todo o mês de maio a equipe do CREAS realizou nas escolas do município palestras, teatro de fantoches, cinema cultural, entrega de material socioeducativo para a educação e conscientização do tema entre os jovens e adolescentes.
CREAS – Tem entre os serviços ofertados, atendimento a crianças e adolescentes que vivenciaram violações por ocorrência de abuso e/ou exploração sexual com o objetivo de garantir a inclusão da família e seus membros em serviços e programas de forma a qualificar a intervenção e restaurar o direito.
Por: SECOM-PME/ASCOM-SEMAS