O responsável pela unidade da Embasa em Itagimirim, Ramildo Camilo de Souza, explicou como é feito o cálculo de consumo das contas de água. Ramildo destacou ainda que todo ano, geralmente durante os meses de janeiro e fevereiro, muitos moradores chegam no escritório reclamando que o valor cobrado está errado.
Ramildo disse que a conta que chega em fevereiro é referente ao consumo realizado entre os meses de dezembro do ano anterior, e o mês de janeiro, justamente no período em que a maioria das famílias estão com todos os familiares reunidos. Ramildo deu o exemplo de uma moradora de Itagimirim que recebeu tantos familiares neste fim de ano que apenas um banheiro não deu conta, tendo que construir um banheiro extra nos fundos da casa.
“O consumidor que utiliza menos de 10 m³ de água, paga uma taxa mínima, sem o acréscimo da taxa de tratamento por metro cúbico. Quando a quantidade consumida é maior do que 10 m³, é aplicada uma tabela com valores diferentes a cada 5 m³, ou seja, quanto mais se consome, maior é o valor do m³”, explica Ramildo, que concluiu dizendo que a Embasa incentiva a economia de água em cada residência.
Na conta abaixo, emitida no mês de fevereiro deste ano, é necessário ficar atento ao período de consumo (em destaque), que foi de 21/12 até 22/01, somando um total de 32 dias de consumo. Na conta em questão, ocorreu o contrário, pois os moradores estiveram ausentes durante quase todo o período, o que fez com que o valor chegasse bem mais abaixo do que o normal.